domingo, 3 de março de 2013

Pirâmide da Bósnia Tem Mais de 25 Mil Anos de Idade

Sob o sítio arqueológico de Visoko, na Bósnia, estão localizadas as maiores e mais antigas pirâmides do mundo, superando até mesmo as do Egito. São conhecidas três delas: a do Sol (220 m), da Lua (190m) e do Dragão (90m), que formam um triângulo equilátero perfeito.


 O complexo de pirâmides possui algumas semelhanças com as do México e Peru, e acredita-se que foram as primeiras a serem construídas no mundo, já que algumas datações realizadas recentemente sugerem que as obras tenham cerca de 25.000 anos de idade. Os pesquisadores não sabem que as construiu, já que não existem registros de civilizações europeias que construíram pirâmides, tampouco se tem notícia de alguma civilização avançada que tenha vivido nessa época.


Datação em carbono da Pirâmide da Bósnia
Esta datação de carbono coloca as pirâmides da Bósnia 20 mil anos antes das civilizações sumérias e babilônicas.
Quando as pirâmides foram descobertas em 2005 (até então acreditava-se que eram simples morros), os pesquisadores puderam datar somente a cobertura vegetal delas (cerca de 12.000 anos). Através do recolhimento de material orgânico da maior das pirâmides, os arqueólogos Brett Ricarrdo,  Bisconti Niccoloe e Semir Osmanagich puderam realizar a datação da pirâmide em si.
Sob elas, existem túneis e passagens, além de rampas de pedra, que estão sendo vagarosamente exploradas. Ainda não foi descoberta nenhuma entrada para as pirâmides.

As pirâmides foram muito pouco exploradas até agora. Sabe-se que ela foram construídas com blocos de concreto resistentes e quase totalmente impermeáveis. O fato delas estarem totalmente encobertas pela vegetação dificulta os trabalhados de exploração.
Seja como for, quem as construiu deveria ter um conhecimento arquitetônico avançado, e se de fato essa pirâmide foi construída há 25 mil anos, a ideia de que civilizações avançadas existiram na Terra muito antes da origem da nossa atual torna-se mais plausível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...